quinta-feira, 13 de junho de 2013

Oportunidades na adversidade

A Carta aos Filipenses é uma das mais pessoais do apóstolo, indicando que ele não estava escrevendo simplesmente a uma igreja, mas também a um grupo de amigos. Ela foi escrita, provavelmente, da prisão em Roma, cerca de 62 A.D. O tema predominante desta carta é a alegria. Este tema nos ensina que as circunstâncias imediatas que cercam a vida do crente não são os fatores que devem determinar a sua atitude para com a vida.
Muitas pessoas se tornam azedas por causa das dificuldades, influenciadas pelas circunstâncias; se tudo está bem, está bem humorado, se as coisas não vão bem, está mal humorado. O apóstolo está nos ensinando que a fonte de alegria do cristão não são as circunstâncias, mas o Senhor que está presente na vida do cristão, na saúde e na doença, na pobreza e na fartura, nas tempestades e na bonança. O Senhor estava com Paulo em suas cadeias? Sim. Paulo estava alegre por causa de suas cadeias? Não. Ele estava alegre no Senhor. Ao entendermos esta verdade nosso entendimento sobre a vida cristã muda radicalmente.
O apóstolo Paulo estava na prisão, mas feliz porque nada podia deter o avanço e o progresso do Evangelho. Ele nos revela os efeitos benéficos da adversidade na vida do cristão. Vejamos, portanto, que tipos de oportunidades surgem na adversidade.

1. Oportunidade de Reconhecer o valor da igreja  

O apóstolo agradecia a Deus, com alegria, por poder contar com o apoio e o encorajamento da igreja em Filipos. Em suas cadeias Paulo podia contar com o apoio e a cooperação de uma igreja que amadureceu em meio à adversidade.
As lembranças de Paulo acerca daquela igreja o estimulavam e o animavam. Havia no coração do apóstolo um profundo amor, que fora gerado pelo cuidado daqueles irmãos para com ele. Aqueles irmãos demonstraram maturidade, entendendo que a adversidade não era sinal de pecado, falta de fé ou problemas na conduta do apóstolo; eles não se escandalizaram com o sofrimento de Paulo, mas entenderam que nos momentos dificeis deviam perseverar e ser instrumentos de alívio e consolo para o apóstolo.

2. Oportunidade de frutificar na adversidade 

O apóstolo disse que sua prisão se tornou uma bênção porque ele teve a oportunidade de pregar para toda a guarda pretoriana (cerca de nove mil soldados).
A perspectiva do sofrimento e da adversidade fez toda a diferença. Para Paulo, era a oportunidade de testemunhar do poder do Evangelho, onde outros teriam dificuldades. Em outras circunstâncias, o apóstolo já havia aprendido que toda dificuldade é uma oportunidade. Veja Atos 16.23-33.
 Nossas dificuldades precisam ser vistas como oportunidades de testemunhar de Cristo,  de crescer no relacionamento com o Senhor e de aprender a depender dele. Para Paulo, a prisão era uma oportunidade para produzir frutos para o Reino, onde menos esperaríamos. Foi numa prisão que Paulo gerou espiritualmente a Onésimo (Fm 10).

3. Oportunidade de Sermos Ousados e Manifestarmos Nossa Fé 

O apóstolo disse que as suas cadeias tornaram os irmãos mais ousados, pois eles deixaram de ter medo das perseguições e começaram a pregar com determinação.
Há duas constatações importantes aqui:
1. A prisão de Paulo serviu-lhes de exemplo, de inspiração, e levou-os a se disporem a sofrer pelo Evangelho.
2. O comportamento de Paulo serviu para motivar e inspirar os irmãos. E Paulo sentia o privilégio de sofrer por Cristo.
Ao olharmos as pessoas, temos sido animados a prosseguir? Infelizmente, ao olharmos para certos crentes, hoje, sentimo-nos desestimulados a continuar na luta.

CONCLUSÃO

A adversidade precisa ser encarada sempre como oportunidade. Reflita nessas frases:
“O tolo vê dificuldade na oportunidade, o sábio vê oportunidade na dificuldade”. (adágio chinês)
“Eu sempre tentei tornar cada desastre em oportunidade”. (Winston Churchill)
“As oportunidades estão normalmente disfarçadas de trabalho árduo, por isso a maioria das pessoas não as reconhece”. (John F. Kennedy)
O que as nossas dificuldades têm produzido? Crentes maduros e alegres ou crentes imaturos e azedos?
 Avalie como você tem reagido às provações, descubra se você tem encarado as dificuldades como oportunidades de crescimento na fé e progresso espiritual
Ore e trabalhe para que sua igreja seja um lugar de comunhão, de estímulo e de apoio mútuo.


.

Nenhum comentário: