terça-feira, 26 de setembro de 2017

PERDÃO

Dia 29 e 30  de Setembro que equivalem aos nono e décimo dias do mês de Tishrei, comemora-se o "Dia do Perdão" em Hebraico Yom Kipur יום כיפור.

A origem da comemoração é do tempo de Moisés, que após o pecado do Bezerro de ouro, tendo Moisés orado, fazendo com que no dia dez de Tishrei, Deus concedesse o pleno perdão ao povo judeu. 

Neste dia deve-se observar Jejum de 24 horas e seguindo a tradição judaica, deve-se  comemorar esse dia em espírito de contrição, da auto-análise mas também de perdão pleno perante o nosso semelhante, promovendo assim a concórdia.".

O perdão é uma dos ordenanças mais difíceis de se observar, pois normalmente mexe em áreas cinzentas de nossa vida. A tradição rabínica falava que se devia perdoar uma pessoa até 3 vezes, e Pedro, ao questionar o Mestre, aumenta o número para 7.  Jesus elimina regras humanas que poderiam justificar mágoas e rancores e fala em 70 x 7.

Ali Jesus estava colocando um novo paradigma, pois ele condiciona o receber perdão, com perdoar, ou seja , assim como Deus nos ama e nos perdoa sempre, nos aceita de volta, assim devemos fazer nós também, pois somos alvo da graça e misericórdia infinita do Pai. 

Apesar de não estar em nossa tradição cristã, quem sabe precisamos separar um dia, para em contrição,reflexão e  fazermos uma grande " faxina" em nossa alma não deixando  nada pendente, eliminando focos de mágoas, rancores,ódios etc... Não se trata de algo fácil, mas podemos pedir ajuda ao Nosso Deus, que nos dará graça e misericórdia, para limparmos o nosso coração.

Tem uma frase de Yom Kipur que gosto muito, " O Perdão não muda o passado, mas abre as portas para o futuro "

Vivamos com a alma leve, perdoemos, " Entretanto, se não perdoardes, vosso Pai que está nos céus também não vos perdoará os vossos pecados" Mc 11;26

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom para refletir...